Já pensou em servir o brunch na sua padaria? Oferecer essa refeição ao seu cliente é uma forma e tanto de agregar valor. Além disso, essa opção pode representar um grande diferencial competitivo para o seu negócio.
Se você já serve o café da manhã no seu estabelecimento, tudo bem. Não há problema nenhum nisso. Essa refeição, normalmente, é mais leve e preparada bem cedo, logo no início da manhã. Já o brunch é uma refeição que vem em seguida. Ele deve ser servido a partir do meio da manhã e pode se estender até o meio ou final da tarde. É preciso saber também que é uma refeição mais reforçada. A ideia é fornecer energia para o dia todo.
A origem do brunch
Esse hábito surgiu na Inglaterra do século XIX. O nome é uma junção de breakfast, ou seja, café da manhã, e lunch, que significa almoço. A refeição matinal era tradicionalmente servida aos domingos. Sabe por quê? Para atender as pessoas que iam para as festas no sábado, acabavam acordando mais tarde e despertavam morrendo de fome. Justamente por isso, o brunch era servido no período de 10h às 14h. Ele era uma forma de combinar diferentes pratos típicos do café da manhã e do almoço.
Uma boa opção para você testar se a novidade será aprovada pelos seus clientes é introduzir a inovação justamente no domingo. Se fizer sucesso, você pode estender para os outros dias da semana.
O que servir
Certamente, você já tem o know-how para fabricar praticamente a maioria dos itens que podem ser oferecidos no brunch. É que, provavelmente, são alimentos que você já comercializa. Olha só essa lista de opções:
Frutas, salada de frutas, queijos variados, pão de queijo, bolos, diferentes pães, frios, sobremesas, pequenos sanduíches, tortas doces e salgadas, ovos mexidos, omeletes, bacon, cereais, sobremesas, cereais, geleias, manteiga, requeijão.
Priorize também uma grande variedade de bebidas. Podem ser servidos:
Vitaminas, sucos, leite, iogurte, café, achocolatados, chás, água aromatizada e até mesmo drinks mais leves como espumantes e alguns tipos de vinhos.
Para tornar o serviço ainda mais diferenciado, lembre-se das pessoas que têm dietas restritas. Pode ser interessante pensar em cardápios para vegetarianos, veganos, pessoas com intolerância a glúten e lactose.
Além disso, fique atento ainda às diferentes épocas do ano. No frio, é indicado reforçar os pratos quentes. Já no período de calor, dê preferência a pratos mais leves e refrescantes.
Como precificar o serviço
Cardápio definido, é importante também pensar na forma como o serviço será oferecido e cobrado. Uma opção é o self-service. A ideia é montar uma estação onde os alimentos ficarão disponíveis. O cliente mesmo pode montar o seu prato de acordo com a sua preferência. Nesse caso, a refeição pode ser cobrada pelo peso ou você pode estabelecer um preço fixo para que a pessoa se sirva à vontade.
Outra alternativa é montar um cardápio fechado com algumas opções de refeições que sirvam uma ou mais pessoas. Assim, cada prato terá o seu preço.