Quase 50 mil seguidores. Esse é o número de fãs que seguem o perfil da padaria Pão D’Oro. O estabelecimento fica em Jundiaí, no interior de São Paulo. E não foi à toa que tanta gente se interessou por acompanhar os posts. O segredo do sucesso é a criatividade.
Os próprios funcionários se tornaram as estrelas dos vídeos. A Rosangela Rigoni é salgadeira, o Luiz Carlos de Santana é pizzoiolo e o Marcos Aurélio Godoy é confeiteiro. Além do trio, o dono da padaria, Ewerton Santana, também entra em cena e faz vídeos divertidíssimos. Confira neste link a publicação que atingiu a marca de 1,2 milhão de visualizações.
A Rosangela comanda o quadro Receitas da Vovó. Ela compartilha com os seguidores, que são chamados de netos, o passo a passo do preparo de salgados. Só que não é qualquer salgado. Eles são gigantes. Mas, a salgadeira faz piada e diz que vai ensinar as pessoas a fazer mini salgados. Os vídeos bombam e ganham milhares de curtidas e visualizações.
O chef pizzaiolo e salgadeiro Luiz Carlos de Santana é outro influenciador que faz o maior sucesso no perfil da padaria. Mais conhecido como Luizinho, ele ensina as pessoas a preparar receitas de pizza, panhoca, calzone, pastel de forno e muitas outras gostosuras. Irreverente e divertido, Luizinho conquistou a internet. O vídeo em que ele ensina o passo a passo para o preparo da esfirra tem mais de 175 mil curtidas.
Há muitas opções também para o seguidor que aprecia os doces. Nesse caso, a responsabilidade de ensinar as receitas é do confeiteiro Marcos Aurélio Godoy. Todo simpático, o chef faz questão de revelar o segredo do preparo de sobremesas como coxinha de brigadeiro com morango, pudim, canudo de chocolate, rocambole, trufa de laranja. Tudo é feito de forma descomplicada. A bala de caramelo, por exemplo, leva apenas três ingredientes. Confira o vídeo.
Quem cuida do conteúdo é o Diego Mittendorfer. Com apenas 17 anos, o jovem se tornou analista de mídias sociais e prova que idade não é empecilho quando o negócio é fazer sucesso nas redes sociais. Em entrevista do g1, ele comentou que ganhar seguidores e crescer nas redes sociais é um negócio incrível, muito gratificante. “É muito bom trabalhar dessa forma porque toda vez que acaba o expediente já estou ansioso para o dia seguinte, é algo muito gostoso”, disse Diego.
O patrão
Tudo começou com o patrão. O empresário Ewerton Santana, que atua há mais de 20 anos no setor da panificação, iniciou a gravação de vídeos para o YouTube em 2019. O cenário era o escritório e ele falava, principalmente, sobre gestão de negócios. A partir daí, Ewerton passou a ser convidado para dar palestras e cursos pelo Brasil afora.
Os seguidores começaram a sugerir que fossem compartilhadas receitas. O empresário gostou da ideia e não pensou duas vezes. Em 2021, iniciou a gravação dos vídeos e convidou os funcionários para brilharem na frente da câmera.
O resultado foi um sucesso. De acordo com o empresário, o marketing digital ajudou no faturamento da padaria mesmo em um momento difícil como a pandemia, em que houve uma grande crise econômica.
Os seguidores adoram. O perfil da padaria está bastante movimentado. E os funcionários se tornaram influenciadores. Tanto que eles criaram os seus próprios perfis e estão ficando famosos. “Zero a vida quando vejo a felicidade deles, o crescimento, engajamentos, os comentários, eu vejo o brilho no olhar”, disse Ewerton ao g1.
Fique por dentro também das novidades da panificação e siga o perfil da Mixpan no Instagram. É só acessar este link.