Com a aproximação da Páscoa, as gôndolas dos supermercados e das padarias são abastecidas com diversos produtos que simbolizam essa data cristã. E entre as opções, está a colomba pascal. Você já deve ter percebido que não faltam opções, não é verdade?
Com certeza, você já notou a semelhança entre a colomba pascal e o panetone, tradicionalmente consumido no Natal. É que o estilo de fermentação dos dois pães é muito parecido. Só que a receita da colomba leva mais manteiga e ovos, o que torna a massa mais doce e cremosa.
Outra diferença é o formato. A colomba lembra uma pomba, o que remete ao símbolo da paz. A massa aerada pode ter recheio de frutas secas e cristalizadas ou chocolate. E a finalização costuma ser feita com lascas de nozes, amêndoas, avelã e glacê.
E existe um motivo para a colomba ter um formato de pomba. É que, de acordo com a lenda, há muito tempo, por volta do século VI, o rei da Lombardia tomou a cidade de Pavia. Dizem que ele pretendia incendiar tudo. Mas, o coração do monarca foi amansado por um presente dado por um padeiro, a colomba. Como era véspera da Páscoa, o pão foi batizado de colomba pascal.
Pavia e suas riquezas
A Itália é o berço de muitas receitas que fazem sucesso na culinária e conquistaram os paladares nos quatro cantos do mundo. Pavia fica na região da Lombardia, a cerca de 20 minutos de trem da capital, Milão.
Muitas receitas tradicionais da região da Lombardia são conhecidas internacionalmente. Entre elas, o risoto a milanese, ossobuco, bisteca à milanesa, polenta, torrone e o panetone.
A região guarda também outros encantos, além da gastronomia. Pavia, com aproximadamente 70 mil habitantes, tem um rico acervo arquitetônico e cultural. Na cidade, há palácios, igrejas, praças e torres que são grandes atrativos turísticos. A construção da Catedral de Pavia, inclusive, contou com a colaboração de Leonardo da Vinci.
Pavia é uma cidade secular que guarda muita memória. E veio de lá o tradicional pão servido no Domingo de Páscoa. Portanto, quando estiver diante de um delicioso pedaço de Colomba Pascal, lembre-se: você estará degustando uma importante fatia da história. Feliz Páscoa!