Linkedin Youtube
Pesquisar
Lacre do Bem

Corrente de solidariedade une Mixpan e Lacre do Bem

Já imaginou que lacres de embalagens de alumínio usadas para armazenar refrigerantes, sucos e outros tipos de bebidas podem se transformar em cadeiras de rodas? Pois essa é uma realidade e quem trabalha fervorosamente para que mais e mais pessoas com mobilidade comprometida possam receber uma cadeira é a jovem Julia Macedo.

Lacre do Bem
Olha aí a Julia, ainda criança, rodeada pelos lacres que fazem a diferença na vida de tanta gente (Foto: reprodução Instagram)

Hoje, ela é uma moça. Mas, em 2013, quando tinha apenas 9 anos de idade, ela se tornou uma ativista na luta pelos direitos das Pessoas com Deficiência (PCD’s). Tudo começou quando a família de Julia recebeu um origami em agradecimento por ter ajudado uma instituição que cuida de crianças com paralisia cerebral. A semente da solidariedade foi plantada no coração da pequena Julia, germinou e se tornou um grande projeto, o Lacre do Bem.

Lacre do Bem
Julia Macedo, a idealizadora desse grande projeto que é o Lacre do Bem (Foto: reprodução Instagram)

Como funciona

Uma cadeira de rodas equivale a 352 mil lacres, ou seja, 105 quilos. Para isso, são necessárias 140 garrafas pet cheias de lacres de latinhas de alumínio. O material é vendido para a indústria da reciclagem, o que torna a compra das cadeiras possível e contribui para o meio ambiente, evitando que o material vá parar em aterros e lixões.

A colaboração dos voluntários é de fundamental importância para essa roda girar. Quando começou a campanha, Julia recolhia os lacres de latinhas na escola onde estudava. E a corrente do bem foi crescendo, crescendo e tomou grandes proporções em uma década.

Atualmente, há várias formas de ajudar o projeto. A parceria com as empresas é uma delas. Foi assim que a história da Mixpan se cruzou com a do projeto Lacre do Bem. No início de 2022, foi firmado um contrato para a instalação de pontos de coleta nas dependências dos prédios da Mixpan.

Lacre do Bem
Colaborador da Mixpan faz a doação de lacres em um ponto de coleta instalado na empresa (Foto: divulgação)

Os colaboradores são fundamentais nesse processo ao contribuir com as doações. A meta é encher 280 garrafas pet cheias com lacres de latinhas de alumínio. Essa quantidade vai ser repassada ao projeto Lacre do Bem e possibilitará a compra de duas cadeiras de rodas.

Quem recebe

Depois de receber as doações de lacres de latinhas de alumínio, o Lacre do Bem adquire as cadeiras de rodas e faz a entrega para pessoas carentes e entidades filantrópicas. É feita a doação de uma cadeira de rodas básica que atende pessoas de até 90 quilos.

Lacre do Bem
Cadeira de rodas doada para um dos assistidos pela Associação dos Deficientes de Poços de Caldas (Foto: reprodução Instagram)

As pessoas que precisam de cadeira de rodas podem preencher um formulário no site do Lacre do Bem. A equipe analisa a demanda e faz uma separação por grau de prioridade, verificando se os dados enviados estão de acordo com as especificações do regulamento.

Atualmente, 110 pessoas estão na lista de espera por uma doação. E até hoje, já foram doadas 820 cadeiras de rodas. Um número alcançado graças ao empenho de uma criança que acreditou que poderia mudar realidades. E a contribuição de todos é muito importante para dar continuidade ao projeto. A Mixpan se orgulha de ser mais um elo dessa corrente e se sente honrada por fazer parte de algo tão grandioso. Para saber mais sobre o projeto Lacre do Bem, acesse o site.

Lacre do Bem
Conheça mais sobre sobre o projeto Lacre do Bem e se inspire no exemplo da Mixpan. Seja um parceiro do projeto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

# Posts Relacionados

plugins premium WordPress

Trabalhe Conosco