Quando se fala em confeitaria, logo se lembra da França. Lá, a gastronomia é muito valorizada culturalmente. E quando se trata dos doces, não é diferente. A confeitaria francesa é considerada uma das mais famosas e requintadas do planeta.
Para conhecer a evolução da confeitaria francesa é preciso recorrer à história. Houve um tempo em que o açúcar não era abundante na Europa. Por isso, era necessário adoçar as receitas com mel.
Com a chegada dos europeus à América em 1492, os confeiteiros puderam contar com novos ingredientes como o açúcar e o chocolate. Então, as receitas passaram a ganhar diferentes texturas e sabores. E a França se destacou. Tanto que confeiteiros e padeiros se dividiram em duas categorias profissionais diferentes.
Na época, os reis viviam entre o luxo e a riqueza. A nobreza francesa era cercada por decorações suntuosas, obras de arte e roupas feitas de tecidos luxuosos. A opulência se estendia aos pratos que eram servidos durante os banquetes. As sobremesas preparadas pelos confeiteiros tinham que ser saborosas e com uma apresentação impecável.
Os clássicos franceses
O cardápio de doces preparados pelos confeiteiros franceses conquista paladares em todo o mundo. As técnicas, o sabor e apresentação são fontes de inspiração. E entre os clássicos estão:
Éclair
É feito com a massa choux, que leva farinha, manteiga, água e ovos. O formato longo e oco é para que o éclair receba uma quantidade generosa de recheio. Aqui, no Brasil, ele é conhecido como bomba de chocolate.
Macarons
É um biscoito redondo e crocante feito com farinha de amêndoas e recheado. Parece um pequeno sanduíche.
Profiteroles
São bolinhos recheados com creme que recebem uma cobertura. Eles são semelhantes à sobremesa que conhecemos como Carolina.
Petit gâteau
É um pequeno bolo com uma casquinha mais firme e o interior bem cremoso.
Mil folhas
É preparado com camadas de massa folhada. Vem daí o nome “mil folhas”. E a massa recebe diferentes recheios como, por exemplo, creme.
A Mixpan oferece uma grande variedade de produtos para a linha de confeitaria. Confira. É só clicar aqui.
Confeitarias são pontos turísticos
Essas joias de origem francesa se unem a outras receitas irresistíveis e reinam absolutas pelas confeitarias da França. Elas são tão apreciadas por pessoas de todo o mundo que se tornaram grandes atrativos para os turistas que visitam Paris.
Quem visita a cidade luz costuma se programar para fazer um tour gastronômico pela capital francesa. E por lá, cafés, padarias e confeitarias são pontos de parada obrigatória. Acesse o link para conhecer os locais que você não pode deixar de visitar quando for a Paris.
Fotos: Pixabay