Garrafas pet de suco, de refrigerante e de óleo vegetal, embalagens de laticínios, de bolo, de farinha trigo, de biscoitos, de manteiga e por aí vai… É grande a lista de produtos utilizados nos estabelecimentos que atuam no ramo da alimentação e são acondicionados em embalagens feitas de plástico.
O plástico, que é um derivado do petróleo, foi uma revolução para o processo industrial. Maleável, ele facilita o processo de embalagem de variados produtos. Além disso, ele também tornou os custos de produção mais baratos.
Por outro lado, a quantidade de plástico utilizada por todos nós se tornou um grande problema ambiental no mundo inteiro. O material custa a se decompor. Esse processo pode levar décadas e até séculos. Descartado na natureza, o plástico polui o solo e a água, podendo comprometer a vida de muitas espécies.
O setor comercial – e aí se incluem supermercados, padarias e restaurantes – é responsável por uma grande utilização de materiais feitos a partir do plástico. Por isso, o segmento demonstra cada vez mais uma grande preocupação com a destinação correta desse tipo de resíduo.
Dicas valiosas
Se o seu estabelecimento fica em um município que oferece a coleta seletiva do lixo, ótimo. Mas, caso o serviço não seja uma realidade na sua cidade, isso não deve impedir a adoção de boas práticas relacionadas ao descarte do plástico.
Pensando nisso, a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria preparou uma cartilha com várias orientações. São dicas práticas que podem ser implantadas pelos estabelecimentos comerciais que se preocupam com o futuro do planeta.
O primeiro passo é fazer uma parceria com uma associação de catadores de materiais recicláveis que atua na sua cidade. Procure também indústrias responsáveis pela reciclagem. Ambos poderão fazer o recolhimento do material separado no seu estabelecimento.
Disponibilize dentro do comércio lixeiras próprias para a destinação de embalagens de plástico. Coloque-as na cozinha, no refeitório, na área da lanchonete e perto do caixa. Assim, tanto os funcionários quanto os clientes poderão fazer o descarte dos resíduos no local apropriado.
Invista também na logística reversa. Já ouviu falar sobre isso? De forma bem simplificada, esse é o processo de trás pra frente. Ou seja, se o cliente compra produtos embalados em plástico, ele pode retornar ao seu estabelecimento depois de consumir o que levou pra casa com a finalidade de devolver a embalagem. Para isso, é importante disponibilizar um local para o descarte dos resíduos. E, assim, o seu estabelecimento vai se tornar um Ponto de Entrega Voluntária (PEV).
Incentive as pessoas que frequentam e as que trabalham no seu estabelecimento a aderir à iniciativa. Promova campanhas estimulando os consumidores e colaboradores a fazer o descarte dos resíduos no local correto. Mostre a eles que esse é um ato de cidadania e respeito ao nosso planeta e deixe claro que a sua marca apoia essa ideia. Para saber mais sobre o assunto, acesse a cartilha da Abip: Gestão do Plástico em Padarias