Linkedin Youtube
Trabalho em equipe

Estimule o trabalho em equipe e garanta ótimos resultados

Quando você vai fabricar um pão, separa todos os ingredientes, confere se a medida está correta, obedece ao passo a passo do preparo. E, se seguiu à risca a receita terá uma deliciosa quitanda. Certo?

Qual é o segredo para a receita não desandar? Pense bem. O segredo é que todos os ingredientes devem trabalhar em conjunto para que a massa atinja o ponto ideal.

Se colocar muita farinha, não vai dar certo. Se sobrar água, a massa vai ficar grudenta. Se falta fermento, o pão não vai crescer. Moral da história: cada ingrediente tem um papel fundamental no processo e, juntos, eles garantem o sucesso do resultado final.

Trabalho em equipe
Foto: Pixabay

É assim também com o trabalho em equipe. Haverá uma soma de talentos e habilidades que fará muita diferença em todo o processo. As metas dependem do engajamento e do entrosamento de todo o time, que deve estar alinhado no mesmo propósito. E o estímulo é fundamental para que essa orquestra não desafine e trabalhe em harmonia.

Qual é o seu papel?

Um colaborador deve compreender qual é o papel que ele desempenha na equipe. Para isso, devem estar claras quais são as funções que ele precisa executar e a quem deve se reportar. O que é óbvio para um líder pode não ser para um funcionário. Esse tipo de clareza evita mal-entendidos.

Além disso, deixe claro para o seu funcionário o que você espera dele. Assim, ele saberá exatamente de onde partir e em que lugar deve chegar.

Dê retorno

Quando cada colaborador sabe qual é o seu papel e o que se espera dele, fica muito mais fácil dar um retorno sobre o trabalho que ele executa. E quando for dar um feedback, lembre-se de enaltecer as qualidades do funcionário. Assim, ele estará mais aberto para receber o retorno, sem encará-lo como uma crítica negativa ou pessoal.

Valorize habilidades diferentes

A farinha, o fermento e a água são ingredientes distintos. Mas, quando se somam, o resultado é perfeito. Com os colaboradores acontece o mesmo. Identifique e valorize as habilidades de cada um. Mesclar pessoas de gerações diferentes e variados talentos em uma equipe pode ser um grande diferencial. Cada um terá muito a contribuir com o seu conhecimento e experiência. Pode apostar.

Saiba escutar

Uma boa interação é a chave para se evitar muitos ruídos de comunicação. Onde não há abertura para o diálogo, abre-se espaço para a circulação de informações que não são verdadeiras e provocam mal-estar entre os colaboradores. É preciso saber ouvir e respeitar a opinião de cada integrante da equipe.

Estimule a proatividade

Essa é uma habilidade que deve ser sempre estimulada. Ser proativo é apresentar as soluções para os problemas que aparecem ao longo do percurso. Os desafios podem ser superados com criatividade e conhecimento. Uma equipe proativa desembola as tarefas com mais rapidez evitando que o processo seja interrompido. Para isso, é preciso que haja comunicação com as lideranças. Sem essa abertura, o funcionário pode se sentir constrangido para apresentar sugestões com medo de ser repreendido.

Mixpan: equipe unida e motivada

Estimular o trabalho em equipe é prioridade na Mixpan. Supervisor de vendas na região de Belo Horizonte, Gustavo Alaggio Miranda ressalta que a ajuda mútua é de fundamental importância na empresa. Ele explica que quem tem conhecimento em uma área auxilia o colega. E, assim, os elos dessa corrente se unem para que o grupo se fortaleça. “Quando a gente trabalha em cima de metas, a união é fundamental e ajuda a alcançar os resultados”, diz.

Trabalho em equipe
Para Gustavo Alaggio, o trabalho em equipe é fundamental para se alcançar as metas ( Foto: divulgação)

As habilidades de cada colaborador são sempre destacadas. Alguns profissionais são excelentes em atendimento no varejo. Outros se sobressaem no food service. De acordo com Gustavo, esses talentos são ressaltados e utilizados como exemplos para que haja troca de conhecimento e experiência.

A empresa também busca investir na motivação dos colaboradores. O supervisor explica que, entre as ações que visam a esse propósito, está a criação de oportunidades como, por exemplo, as promoções.

O trabalho em equipe é fundamental para o sucesso do negócio. E vale a pena destinar tempo e esforços para que um grupo se mantenha coeso, harmônico e motivado. O resultado dessa mistura, sem dúvida, vai fazer muita diferença para que os objetivos sejam alcançados.

Foto de capa: Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

# Posts Relacionados

Trabalhe Conosco