Linkedin Youtube
Pesquisar
Panetone

Panetone: um clássico do Natal

O panetone é um clássico das festas de Natal e Ano Novo e muita, muita gente costuma servir o alimento durante esse período. Mas, você já se perguntou como e quando essa tradição começou? Saiba que foi há bastante tempo.

Existem algumas lendas sobre a origem do panetone. Mas, o mais provável é que a receita tenha surgido em Milão, na Itália, entre os séculos XV e XVI. Uma das histórias diz que na corte de Ludovico, um padeiro chamado Antonio havia trabalhado muito na véspera de Natal. Aí, misturou as frutas separadas para uma torta na receita de um pão. O duque aprovou a novidade e chamou-a de Pani di Toni, ou seja, pão do Toni.

Receita reconhecida por lei

Na Itália, o panetone é preparado essencialmente com farinha, água, açúcar, manteiga, ovos, fermento biológico e frutas cristalizadas. O rigor quanto à receita é tão grande que ela passou a ser protegida por lei em 2005. E as medidas usadas para os ingredientes devem ser devidamente respeitadas.

Panetone
A receita clássica do panetone foi reconhecida por lei na Itália ( Foto: Pixabay)

Essa iguaria desembarcou no Brasil na época da Segunda Guerra Mundial, na década de 1940. Ela foi trazida pelos imigrantes italianos que chegaram em peso ao nosso país. De lá pra cá, sabe como é, né? Ela caiu no gosto dos brasileiros e se tornou uma tradição por aqui também.

Os italianos que nos perdoem, mas a receita clássica ganhou muitas variações. E nas padarias brasileiras são encontradas diferentes versões. Tem chocotone, colomba pascal, panetone trufado, com castanhas, creme de avelã, com os mais diversos tipos de cobertura e até mesmo salgado.

Panetone
O panetone ganhou diferentes versões aqui, no Brasil ( Foto: Pixabay)

Bem se vê que não há limites para a criatividade dos confeiteiros brasileiros. Além da diversidade de sabores, o panetone também é comercializado em diferentes tamanhos. E, cá entre nós, quem sai lucrando é o consumidor que pode se dividir entre diversas opções.

E tem mais. O panetone e suas versões caíram tanto no gosto dos brasileiros que ele é consumido não só no Natal. Ao longo de todo o ano, a iguaria é comercializada em padarias e supermercados. Bom pra nós, que não precisamos esperar meses para matar a vontade de degustar essa gostosura.

Receita Mixpan

A Mixpan tem uma linha especial de pré-misturas para panetone. Uma facilidade e tanto para padronizar a receita e agilizar a produção. Para saber mais, clique aqui e fale com um de nossos representantes comerciais.

E que tal experimentar a receita do panetone salgado da Mixpan? Confira.

Panetone

Panetone salgado

Rendimento: 14 unidades de 400g

Ingredientes para a massa:

2,5Kg Mix mais
Fermento seco instantâneo: 35g
Água: 1,3l
Ovos: 4
Pasta de alho: 20g

Ingredientes para o recheio:

Calabresa: 300g
Presunto: 300g
Provolone: 300g
Cebola picada: 150g
Cheiro-verde: 100g
Azeitona picada: 300g

Modo de preparo:

Colocar na masseira todos os ingredientes da massa e misturar até o ponto de véu.

Cortar os ingredientes do recheio em cubinhos.

Misturar o recheio na massa. Cortar pedaços de aproximadamente 430g e deixar fermentar.

Bolear e colocar em forma de panetone.

Descansar por aproximadamente uma hora.

Pincelar com gema. Fornear a 150°C em forno turbo ou 180°C no forno lastro por aproximadamente 20 a 25 minutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

# Posts Relacionados

plugins premium WordPress

Trabalhe Conosco