Acordar de manhã, preparar o café e comer aquele delicioso pãozinho. Essa é a rotina de muitas pessoas que vivem nas mais variadas cidades do nosso país. Mesmo com tantas características culturais e gastronômicas que diferenciam as regiões brasileiras, o hábito de servir o pão é um costume que faz parte do dia a dia dos brasileiros.
O pão é uma paixão nacional e tem uma importância enorme na economia. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria, Abip, existem mais de 70 mil padarias pelo Brasil afora. A estimativa é que elas atendam cerca de 41 mil pessoas por dia.
O consumo não para de crescer. E os números provam que o mercado está em expansão. Em 2021, por exemplo, o segmento faturou quase R$ 106 bilhões no país, segundo a Abip. O crescimento foi de 15,3% em relação a 2020.
E no resto do mundo, não é diferente. O pão é um dos alimentos mais populares também em outros países. Ele é tão importante que tem um dia só dele: 16 de outubro. Quem teve a ideia de criar o Dia Mundial do Pão foi a União dos Padeiros e Confeiteiros de Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 2000.
Pão é protagonista de campanha
Lá se vão duas décadas de comemoração. A Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria reforça a relevância das ações que valorizem o segmento. Por isso, criou uma campanha especial para destacar a importância do pão na alimentação e convida os empresários do setor a se engajar nas ações durante o mês de outubro.
A Abip pretende reafirmar os benefícios do pão, a variedade de produtos e as diversas formas como o pãozinho vai bem em todas as refeições do dia. Além disso, ressalta as orientações dos nutricionistas sobre os benefícios do consumo do pão. E a campanha destaca também a estrela da panificação brasileira, o pãozinho francês.
Todo o material publicitário produzido pela Abip está disponibilizado de forma gratuita e pode ser utilizado pelos empresários do setor. Entre as ações, estão artes e vídeos para publicação em redes sociais, estampas para camisetas, adesivos e etiquetas para os produtos. Os interessados podem baixar ainda uma cartilha que traz várias dicas e orientações sobre como a campanha pode ser promovida em cada estabelecimento. Para ter acesso ao material, acesse este link.
Pão: uma paixão mundial
Tudo bem que o Dia Mundial do Pão foi criado há apenas 22 anos. Mas, o alimento é bem antigo. Conta a história que ele teria sido criado pelos egípcios há mais de seis mil anos. E isso só ocorreu porque eles descobriram a fermentação do trigo.
O homem passou a dominar o processo de fermentação. Foi aí que a técnica se aprimorou e ganhou o mundo. Daí, para que o pão passasse a ser produzido em escala industrial foi um pulo. A novidade chegou ao Brasil com os portugueses, mas ganhou o toque e o estilo dos brasileiros. E, hoje, é possível encontrar pelas padarias uma enorme variedade de receitas que têm destino certo: a mesa de cada um de nós. Viva o pão!