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Dicas para criar um cardápio

Confira 5 dicas para criar um cardápio

O cardápio é mais do que um pedaço de papel que fica no canto do estabelecimento para ser entregue ao cliente quando ele solicita. É uma ferramenta importante de comunicação e marketing que pode ajudar o cliente na escolha dos produtos, apresentar os pratos comercializados e estimular a venda.

Mas, é necessário ter organização e planejamento na hora de elaborar o cardápio. Para te ajudar, a Mixpan selecionou uma série de dicas que vão fazer a diferença. Confira.

Dicas para criar um cardápio
O cardápio é uma ferramenta que auxilia o cliente na hora da escolha e pode ajudar a aumentar as vendas ( Foto: Pixabay)

1- Selecione os produtos

Quais são os produtos oferecidos por você que estarão disponíveis no cardápio? É preciso pensar direitinho sobre essa questão. Quando for montar a lista, lembre-se de atualizar as opções e checar os preços.

Aproveite para ressaltar os seus produtos. Uma boa estratégia é indicar os campeões de venda, os pratos que são novidades e aqueles que têm grande potencial de consumo, mas pouca saída.

Outra dica que chama a atenção dos clientes são os nomes. Sim. Que tal associar aos produtos nomes criativos e divertidos? Eles também podem se tornar um atrativo para as vendas.

2- Descreva os produtos

Quando um cliente verifica o cardápio, ele está em busca de informações sobre o que irá consumir. Por isso, é fundamental detalhar cada produto disponível.

Um ponto importante é descrever os ingredientes usados nos pratos. Lembre-se de que há clientes com dieta restritiva. Assim, indique os produtos que não contêm lactose, glúten ou açúcar. Da mesma forma, pense nos veganos e vegetarianos, que buscam opções que não sejam preparadas com carne ou ingredientes de origem animal.

3- Invista nas fotos

“Uma imagem fala mais do que mil palavras”. Você já ouviu esse ditado? Ele existe há bastante tempo e, olha, tem fundamento. Uma bela foto de um sanduíche, uma pizza, um pão recheado ou uma torta doce é capaz de capturar a sua atenção e despertar em você uma vontade enorme de provar o prato. Não é verdade? Com o seu cliente, não é diferente.

Para garantir a qualidade das imagens, faz toda a diferença contratar um fotógrafo profissional. É um investimento que vale a pena. Agora, nem pense em usar fotos de banco de imagens da internet. Elas não representam o seu produto, portanto, não são fiéis ao prato que vai ser apresentado no seu cardápio.

4- Escolha o design do cardápio

Você terá que definir também o formato de cardápio que irá utilizar. Há alternativas diferentes. Uma delas é uma folha plastificada com informações na frente e no verso. Outra opção é o cardápio no estilo folder. Há também pastinhas com plástico onde são colocadas as folhas. Esse formato permite que você reutilize a estrutura e troque apenas os papéis caso haja mudanças no cardápio.

O tipo de letra, a diagramação, as cores também são itens que merecem uma atenção especial. Todos esses detalhes devem se comunicar com a identidade visual do seu estabelecimento. A coerência ajuda na consolidação da marca. Há profissionais especializados que podem te dar o suporte necessário para a execução desse serviço.

5- Divulgue o cardápio

Cardápio pronto, hora de divulgá-lo. Ele deve ser disponibilizado para as vendas no ambiente físico e também virtual. O mesmo cardápio pode ganhar formatos adequados para envio via WhatsApp e acesso pelo QR Code. Aproveite também para fazer uma adaptação que possa ser divulgada em site e nas redes sociais, como Instagram ou Facebook. O acesso às informações é um diferencial que pode potencializar as vendas.

Dicas para criar um cardápio
O cardápio usado no ambiente físico pode ser adaptado também para as vendas online ( Foto: Pixabay)

Gostou das dicas? Pense direitinho na possibilidade de criar um cardápio para o seu estabelecimento e oferecer essa ferramenta aos seus clientes. Se você trabalha apenas com vendas online e encomendas, pode utilizar essas orientações para elaborar o seu cardápio virtual também.

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