A Nazinha Alimentos foi criada em 1982. Tudo começou com os avós de Viviane Moutim, CEO da empresa. Eles iniciaram esse grande negócio familiar com produtos voltados para a panificação. E antes que você pergunte, Nazinha foi o nome escolhido em homenagem a uma mulher que trabalhou para a família.
Bom, os pais da Viviane deram um up no negócio. A fábrica se transformou em padaria. Foi crescendo. Junto com os produtos da panificação, foram desenvolvidas as linhas de biscoitos de sequilho e polvilho.
Um grande marco para a empresa veio nos anos 2000, quando entraram em vigor novas regras de rotulagem. A lei passou a determinar a obrigatoriedade da informação sobre a presença ou não de glúten nos alimentos. Uma medida de segurança para os celíacos, pessoas intolerantes ao glúten.
Foi aí que Viviane se entregou às pesquisas sobre o assunto. Quis saber tim tim por tim tim todos os detalhes sobre o glúten, presente principalmente na farinha de trigo, tão utilizada na panificação e na fabricação de quitandas.
Viviane compreendeu que esse perfil de público precisava ser valorizado com muito cuidado. Ela percebeu que havia demandas muito sérias e a empresa que desejasse criar uma linha sem glúten precisava ser muito responsável.
Bem-estar: um ingrediente indispensável
Viviane decidiu apostar na ideia. A empresa de produtos tradicionais mineiros passou a trabalhar somente com alimentos sem glúten. Toda a linha de produção foi modificada. As farinhas com glúten não entraram mais na indústria para não haver o risco da contaminação cruzada.
Além disso, a Nazinha investiu também nos produtos sem leite, sem lactose, com zero açúcar e redução de sódio. A grande missão de Viviane e toda a equipe da Nazinha é reunir todos à mesa para que não haja exclusão de quem tem uma dieta restrita. A textura e o sabor dos produtos valorizam as receitas mineiras e caseiras. Mas, são adicionados produtos e atributos voltados para públicos específicos.
Linha gourmet com chef famoso
Sabe o chef Claude Troisgros? É um grande parceiro da Nazinha Alimentos. Francês, o chef vive no Brasil desde a década de 1970. Hoje, ele é um dos grandes nomes da gastronomia aqui, no país, e comanda programas de tv como “Mestre do Sabor” e “Que Marravilha!”.
A história de Claude e da Nazinha se cruza nos Estados Unidos, quando a empresa começou o processo de exportação. Lá, um parceiro do chef Claude Troisgois conheceu o produto. E eles tinham o projeto de fabricar uma linha de biscoitos gourmet para distribuição nos EUA.
O chef ficou impressionado com a qualidade dos biscoitos mineiros. A conexão com a marca, que é familiar, também chamou a atenção de Claude, que visitou a fábrica em Contagem. A conexão estava feita e começava ali o projeto da linha gourmet assinada por Claude Troisgros.
O chef criou as receitas e a Nazinha industrializou. Viviane fez uma exigência: produzir a linha gourmet mantendo a essência da Nazinha, ou seja, com biscoitos livres de glúten ou lactose. E assim foi feito. Ela buscou fornecedores, escolheu os melhores ingredientes, fez dois anos de testes e, enfim, os biscoitos gourmet chegaram ao mercado.
Atualmente, a Nazinha Alimentos está em várias partes do Brasil. Os biscoitos mineiros fabricados em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, chegam também aos Estados Unidos, Portugal e Espanha. Um sucesso que faz parte do mix de produtos que você encontra aqui, na Mixpan.