Eles formam uma das duplas mais pedidas nas padarias do nosso Brasil afora. Sim. Pão e café são sinônimos de sucesso. O pãozinho na chapa com manteiga derretida casa muito bem com aquele cafezinho quente. E não importa a hora. Eles vão bem pela manhã, à tarde e à noite.
O pão é tão antigo no Brasil quanto a chegada dos portugueses. O historiador Augusto Cezar de Almeida, autor do livro A História da Panificação Brasileira, contou à Agência Brasil, que os navios que desembarcaram no Brasil em 1500 trouxeram pães. E, segundo ele, os indígenas provaram a iguaria.
Nessa época, os nativos estavam acostumados a consumir alimentos derivados da mandioca. Mas, logo, logo, o nobre e militar Martim Afonso de Souza tratou de plantar o trigo e o pão passou a ser incorporado no dia a dia do brasileiro.
E o café?
O café chegou ao Brasil quando passou a ser cultivado pelo também militar Francisco de Melo Palheta, conforme explica a historiadora Juliana Bezerra. Foi cultivado inicialmente no estado do Pará por volta de 1727. E assim teve início o Ciclo do Café e a expansão das lavouras cafeeiras pelo território nacional.
Para se ter uma ideia, em 1845, o Brasil produzia 45% do café consumido no mundo. E a atividade atraía para o nosso país imigrantes vindos de diversos países da Europa.
De lá pra cá, o cultivo do café se fortaleceu cada vez mais no Brasil. Atualmente, o nosso país é responsável por um terço do café consumido em todo o mundo. E Minas Gerais ocupa uma posição considerável quando o assunto é café, já que responde por cerca de metade da produção nacional.
Se Minas Gerais fosse um país, seria o maior produtor de café do mundo. O estado também é maior produtor de cafés especiais do Brasil. Desde o pé até o grão embalado, há um rígido controle de qualidade.
O cultivo do café também tem uma grande importância social. A cadeia produtiva gera cerca de quatro milhões de empregos no país.
É por essas e outras que a Associação Brasileira da Indústria do Café e a International Coffee Organization instituíram o 14 de abril como o Dia Mundial do Café. A data foi criada para celebrar esse fruto tão importante para a economia e incentivar o consumo. Então, que tal brindar com uma xícara de café? E, de quebra, pedir um pãozinho na chapa?
Vem cá, aproveitando o assunto, gostaríamos de te apresentar o Café Gema de Minas. Um espetáculo de sabor, é da nossa terra, Minas Gerais, e está aqui, na Mixpan, à sua disposição! Confira as opções Tradicional e Extra Forte e leve o Café Gema de Minas para as gôndolas do seu estabelecimento. Entre em contato com o nosso setor de televendas que agora também está no WhatsApp. Clique aqui ou adicione o nosso número: (31) 3353-2190.