Linkedin Youtube
Confeitaria a arte de encantar o paladar e os olhos

Confeitaria: a arte de encantar paladar e olhos

Sabe quando você dá uma volta em uma padaria e fica encantado com tantos produtos saborosos e bonitos de se ver? O responsável por eles é o confeiteiro.

Sim. O confeiteiro é o profissional que atua na fabricação de massas e doces variados. Ele produz bolos, biscoitos, caldas de sorvete, cupcakes, recheios, tortas, canapés, sobremesas e tantas outras delícias.

Um pouco de história

A arte da confeitaria, acredite, é muito antiga. Há que diga que ela surgiu na época dos faraós egípcios cerca de 1200 anos antes de Cristo. Como nessa época ainda não existia o açúcar do jeito que conhecemos hoje, o mel era o ingrediente principal usado para adoçar os produtos.

As Grandes Navegações nos séculos XV e XVI trouxeram uma importante contribuição para a confeitaria. A partir da exploração de novas terras, foi possível comercializar o açúcar extraído da cana de açúcar e também outros tipos de especiarias.

Foi a partir daí que a canela, o cravo da Índia, a noz moscada e o açúcar, por exemplo, chegaram à Europa. Pronto. O mercado se expandiu. Foi possível fabricar produtos cheios de sabor e esteticamente atraentes.

Confeitaria a arte de encantar o paladar e os olhos

O boom da confeitaria no Brasil começou na década de 1950, após a Segunda Guerra Mundial. A chegada dos imigrantes franceses, austríacos, alemães, italianos e portugueses foi muito importante nesse processo. Eles desembarcaram por aqui cheios de novidades que ajudaram a transformar a nossa gastronomia.

Mercado de trabalho

O confeiteiro encontra oportunidades de trabalho em diferentes segmentos. Ele pode atuar em padarias, doçarias, restaurantes, confeitarias, buffets, hotéis, lojas especializadas em bolos e empresas do ramo alimentício.

Normalmente, são disponibilizadas vagas de trabalho em grandes, médias e pequenas empresas. O confeiteiro também pode optar por ensinar o ofício dando aulas e oferecendo cursos profissionalizantes

O profissional ainda pode optar por ser autônomo e trabalhar com a comercialização de doces e salgados que ele mesmo fabrica. Se você deseja atuar como um microempreendedor, saiba quais são as vantagens de formalizar o seu negócio.

Confeitaria a arte de encantar o paladar e os olhos

O que se espera do profissional? Que ele seja qualificado, criativo e goste de criar e experimentar novas receitas. O ideal é que tenha o ensino médio completo.

Mas, como qualificação nunca é demais, a sugestão é se aperfeiçoar sempre fazendo cursos de especialização e participando de workshops e eventos na área. Assim, o profissional poderá conhecer as novidades do setor e agregar valor ao seu trabalho. Se você já é um profissional da área ou pretende investir nessa carreira, conte com a Mixpan. Conheça as nossas pré-misturas e fique por dentro dos cursos de qualificação que oferecemos. Para saber mais, entre em contato conosco.

Fotos: Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

# Posts Relacionados

Trabalhe Conosco