Linkedin Youtube
Viva o padeiro

Viva o padeiro

Já pensou o mundo sem o padeiro? Imagine apenas um dia sem o trabalho desse profissional. Ir à padaria de manhã bem cedinho e ver os cestos vazios. Procurar aquele pãozinho delicioso para servir no lanche e nada. Chegar em casa e não encontrar uma migalha sequer. Ah, nem… que cenário desolador!

O pão faz parte do dia a dia de milhões de pessoas em todo o mundo. Ele vai muito bem em vários momentos do dia. No café da manhã, não pode faltar aquele pãozinho com manteiga. Durante as refeições, acompanha vários pratos. No lanche, ele é o protagonista perfeito de sanduíches, queijo quente, cachorro quente, torradas e até pizza.

E esse amor pelo pão começou há milênios. Os grãos fazem parte da alimentação desde que o homem deixou de ser nômade e passou a se fixar em uma região para se dedicar à agricultura. Mas, o processo de fermentação foi descoberto há cerca de seis mil anos pelos egípcios. Bingo! Eles entenderam como a “mágica” funcionava e criaram o pão.

Viva o padeiro
Foto: Pixabay

De lá para cá, “ele” conquistou o seu lugar. O hábito de comer pão se popularizou no Brasil entre os séculos XIX e XX. E isso graças à chegada dos italianos, grandes apreciadores do alimento. E, olha, é muito difícil encontrar por aí alguém que não inclua o pão na dieta.

No Brasil, o consumo médio chega a 704,7 toneladas por mês. Esse dado foi levantado pela Associação Brasileiro da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) em 2019. O número representou um crescimento de 7% em relação ao ano anterior. E o abastecimento do mercado só é possível graças ao trabalho do padeiro.

Profissão: padeiro

No mês em que se comemora o Dia do Panificador, nada mais justo do que ressaltar a importância desse profissional. Então, vamos de curiosidade? Você sabia que, durante a Idade Média, o padeiro tinha um poder danado? Exercer o ofício era uma atividade difícil, que exigia anos de estudos e dedicação. Quem chegava lá, fazia parte de um grupo restrito. O padeiro era um dos profissionais mais protegidos e prestigiados da sociedade.

Séculos depois, a profissão evoluiu muito. O padeiro é muito mais do que o profissional que sabe fazer pão. Ele fabrica diferentes tipos de massa, modela os pães, prepara coberturas e recheios, cria receitas, cuida da embalagem e armazenagem, opera equipamentos e máquinas, responsabiliza-se pela compra e estoque de matéria-prima.

Viva o padeiro
Foto: Pixabay

O padeiro pode trabalhar não só nas padarias. O profissional é muito requisitado e encontra oportunidades de trabalho em diferentes segmentos, seja o da indústria, comércio ou serviços. Ele pode atuar, por exemplo, em confeitarias e supermercados. Ou, por exemplo, em indústrias de alimentos e de insumos.

E para ser um profissional de sucesso, o padeiro deve priorizar o conhecimento. Por isso, é importante estar por dentro das novidades do mercado e aprender tudo sobre as técnicas de fabricação, equipamentos e tipos de matéria-prima.

E você? Já pensou em investir nessa profissão? Se você tem o sonho de empreender na panificação, conte com a Mixpan. Nós fornecemos os produtos para você iniciar o seu empreendimento. E, aqui, você pode contar também com todo o suporte de nossos especialistas. Para saber mais, entre em contato conosco. É só acessar o link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

# Posts Relacionados

Trabalhe Conosco