O cliente da Mixpan está sempre em primeiro lugar. E isso inclui desde o atendimento e a venda até a distribuição, o suporte e o treinamento. Essa é a filosofia implantada pelo gerente comercial, Fernando Queiroz, e toda a sua equipe.
Fernando iniciou a sua trajetória na empresa há aproximadamente 14 anos. Ele foi convidado para ocupar o cargo de supervisor de vendas. Chegou e logo mostrou como a criatividade, a proatividade e o dinamismo fariam a diferença na relação com os parceiros.
A equipe nunca deixa o cliente esperando. O empresário precisou, a Mixpan atende imediatamente. Prova disso é que durante a nossa entrevista, o gerente comercial não hesitou em pedir licença para resolver junto com um colaborador a melhor forma de atender um cliente na hora marcada.
Um crescimento estrondoso
Quando Fernando assumiu a supervisão de vendas, a equipe contava com sete representantes. Atualmente, são 38. Ele era o único supervisor. Hoje, o quadro foi ampliado para quatro supervisores e Fernando assumiu a função de gerente comercial.
Em Minas Gerais, a Mixpan distribui matéria-prima para o setor de panificação nas regiões Norte, Sul, Centro-Oeste, Triângulo Mineiro e Zona da Mata. A entrega é feita também em pequenas cidades do Espírito Santo e São Paulo via distribuidores.
Há pouco mais de uma década, a empresa contava com dois caminhões próprios e dois agregados. Agora, são 18 próprios e dois agregados. Com a frota própria, as entregas são feitas semanalmente em um raio de 150 quilômetros da sede da empresa em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. E, de 15 em 15 dias, nos municípios que extrapolam essa distância.
Planos de expansão
Fazer a entrega com mais agilidade. Esse é o plano da equipe comercial. Fernando Queiroz explica que esse objetivo deve ser atingido ainda este ano. Como? Com a abertura de centros de distribuição em Três Corações, no Sul de Minas, e Bocaiúva, no Norte. “A ideia é reduzir o tempo de entrega nessas regiões de 15 para sete dias”, diz.
Para atender à demanda, também faz parte do planejamento ampliar a equipe de supervisão. O quadro deve aumentar de quatro para oito supervisores. Com isso, novos representantes também precisarão ser contratados. Só no Norte de Minas, seis profissionais serão admitidos. “A gente tem campo para subir de 38 para 60 representantes ainda este ano”, prevê o gerente comercial.
Outra meta é ampliar os itens que são distribuídos. Além de matéria-prima para a panificação e das pré-misturas, a Mixpan pretende implantar a linha de gôndolas, que são produtos vendidos, normalmente, nas prateleiras das padarias.
Treinamentos
Depois que a venda é feita pelo representante, o relacionamento com o cliente fica ainda mais próximo e fortalecido. É que a Mixpan conta com uma equipe formada por 12 técnicos que oferecem todo o suporte para o padeiro.
Fernando explica que faz parte do pós-venda na Mixpan vender a farinha e encaminhar o técnico de panificação à padaria para ensinar ao padeiro como utilizar o ingrediente na fabricação dos produtos. Esse treinamento dado à equipe de produção é realizado sempre que há demanda por parte do cliente.
“O dono da padaria solicita o treinamento ao representante e ele agenda a visita do técnico”, explica o gerente comercial. Isso significa que se o pedido é entregue hoje, o técnico chega amanhã cedo para dar um curso de aperfeiçoamento para profissionais que já estão no mercado.
Com relação às pré-misturas, a lógica é a mesma. Um técnico vai até o cliente que solicitou o treinamento e dá assistência ao padeiro. Com isso, a relação entre a Mixpan e os clientes fica cada vez mais sólida e o grau de satisfação é muito grande. “Os clientes se sentem satisfeitos com o amparo da Mixpan”, conta Fernando.
Essa é a lógica que faz a engrenagem da Mixpan funcionar tão bem. O resultado, como não poderia deixar de ser, é o crescimento já alcançado e e a previsão de implantação das metas de expansão.
Colocar o cliente sempre em primeiro lugar é motivo de orgulho para o gerente comercial. “Tenho satisfação de ter visto a Mixpan crescer. Era uma empresa regional e está se tornando nacional. Hoje, a nossa distribuição chega a 900 quilômetros de Belo Horizonte. E devemos chegar brevemente a 1.200 quilômetros, na divisa com a Bahia”, finaliza Fernando Queiroz.